Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro

Entrevista gravada no dia 25 de julho de 2013.
Duração: 50 minutos e 17 segundos.

As opiniões e informações contidas neste vídeo são de inteira responsabilidade do entrevistado



Pesquisadora cientifica nivel 6 do Instituto de Botanica e bolsista de produtividade cientifica do CNPq, possui graduação em Ciências Biológicas/FFCL-Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1980) e pós-doutorado (1998) em Bioquimica de polimeros de frutose, na Welsh Plant Breeding Station, Aberystwyth, Wales, UK.
Atualmente é assessora AD Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: carboidratos de reserva, órgãos subterraneos, sementes, asteraceas, leguminosas, poaceas, cerrado e pau-brasil.
Coordenou projetos tematicos com financiamento da FAPESP e do CNPq, sendo atualmente coordenadora do projeto tematico "Carboidratos de plantas tropicais como moduladores de processos ecofisiologicos e indicadores de respostas a estresses ambientais", financiado pelo PNADB/CAPES.
Foi Diretora da Divisão do Jardim Botânico de Sao Paulo, Presidente da Sociedade Botânica de Sao Paulo e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Botanica. Foi tambem Coordenadora da Area de Biologia da FAPESP e membro do Comitê Assessor de Botanica do CNPq.
Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, do Instituto de Botânica de São Paulo e Pró-Reitora de Pesquisa até maio de 2013.

Mais informações no Currículo Lattes

Apoios: UNESP e Filmesnajanela

Licença Creative Commons
A obra Memória em vídeo dos Botânicos do Brasil de Massanori Takaki foi licenciada com uma
Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em filmesnajanela.com.br.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em filmesnajanela.com.br/botanica.