Opiniões e sugestões recebidas

que boa idéia Massanori. Sugiro Walter Handro e Ivany Válio.
gil felippe 2/2/2011 0:13:35
---
Adorei o projeto. Acho que é muito interessante para Memória da Pesquisa (independente da área) no Brasil.
ps: gostei do "cenário"!
Emika 5/2/2011 4:28:11
---
Muito bacana! Principalmente pelo fato de não ter edição. A pasteurização da edição torna todos iguais...Pode ser bom para alguns que se sentem intimidadados com a câmera e com o que falam mas não refletem a espontaneidade de muitos grandes pesquisadores que com o tempo tem sua "marca registrada" de comunicação, comportameneto, etc. Como sugestão, eu como espectadora gostaria de ver mais movimento. Como é a sala (ou o ambiente de trabalho) deles, com quem estao atualmente envolvidos neste ambiente, etc. Também a expressão corporal é deixada de lado. As vezes o pesquisador pode ficar até incomodado de ficar sentado e falando. Talvez gostassede ficar em pé, andando, enfim...Seria mais dinâmico. Só sentado...acho chato e eu, particularmente, só fico no audio e não vou colocar o filme para ver. De qualquer forma, parabéns pelo feito e espero que vc tenha sucesso com vários outros colegas. Que tal pedir colaboração dos colegas???
Beijos
Mcarmo
Mcarmo 7/2/2011 11:10:44
---
sugiro que o prof. George John Shepherd seja contactado para estas entrevistas pelo relevante papel que ocupou no desenvolvimento das áreas de fitossociologia e biologia reprodutiva.
ana odete santos vieira 5/8/2011 21:15:34
---
Caríssimo Massa,
Sou eu, Vitor (Miranda), seu ex-aluno e estagiário. Estou na UNESP de Jaboticabal, desde o ano passado.
Tudo bem com vc? Há qto tempo não conversamos.
Lindíssima sua iniciativa, parabéns!!!
Um grande abraço,
Vitor
Vitor Miranda 11/5/2011 21:38:21
---
Olá Massanori,
sou botânico e fiquei muito feliz com esse seu projeto, de resgate de memórias e conhecimentos que tantos nobres colegas tem a deixar. Eu infelizmente nao consegui acessar os videos, depois de um tempo surge uma mensagem dizendo que o arquivo nao foi encontrado. Alguns nomes que me vieram a cabeça: O prof. Pedro Carauta (Museu Nacional), a Dra. Lúcia D'Avilla Freire de Carvalho (aposentada do RB) e a Dra. Ana Giulietti.
Esses depoimentos sao muito úteis ao jovem botânico.
Um abraço e parabéns.
Leonardo Versieux 5/6/2011 21:57:52
---
Não sei se está no escopo da sua proposta, mas aqui na Bahia temos a professora Lectícia Scardino Scott Faria. Professora aposentada da UFBA e ainda atuante na Universidade Católica. Por muitos anos, décadas de 70-80, ela é sínônimo de Botânica aqui no Estado. Sempre autuou fortemente na SBB e também na sociedade de floricultura e plantas ornamentais. Mesmo sem o título de doutor, ela certamente é uma das que influenciaram toda a uma geração de jovens a sua entrada na Botânica. Conhecida de todos, e também de grande conhecimento da história da Botânica na Bahia e no Nordeste. Talvez, Lectícia fosso uma pessoa a ser entrevistada.
Só uma sugestão! Já assisti a todas as entrevistas e a cada uma eu aprendo um pouco, e valorizo as conquistas que hoje temos. Graças a estes que nos antecedem temos um presente melhor. Esse seu projeto é "massa" - como dizemos aqui na Bahia. Ele dá oportunidade de que os jovens saibam um pouco de todo esse processo que também é científico, e humano. Parabéns!
Francisco
Francisco de Assis Ribeiro dos Santos 18/9/2011 19:02:45
---
Parabens pela iniciativa Massa!!
Gostaria de sugerir o nome do João Domingos como um dos entrevistados, ele tem muuuuita história para contar.
Abraço,
Gustavo.
Gustavo 11/12/2011 12:14:03
---
Prezados Senhores,
Encontrei o link http://filmesnajanela.com.br/botanica/pv.html onde o entrevistado, logo no início da entrevista cita minha mãe, Professora Edna Marcato, como alguém que o influenciou positivamente em sua vida profissional. Na verdade foi ela, minha mãe, hoje informatizada, quem me enviou o link, muito feliz por ter sido lembrada. Meu pedido, caso seja possível, seria poder fazer um download dessa entrevista e salva-la em meu computador para que, no futuro, possa mostra-la aos netos que ainda não tenho. Desde já agradeço a atenção ao meu pedido, no que for possível
Atenciosamente,
Sandro Marcato.
Campinas - SP
Sandro Marcato 23/2/2012 14:19:13
---
Jorge Yoshio Tamashiro - Depto de Biologia Vegetal - Unicamp
André Rochelle 28/2/2012 17:06:22
---
Olá, Massa.
Estava fazendo umas buscas para uma apresentação e "trombei" com essa página. Não conhecia. Muito bom o trabalho e, ainda melhor, a iniciativa. Parabéns e obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre pessoas que orientaram e influenciaram tantas gerações. Um abraço.
LBranco
Luis Branco 19/4/2012 18:09:45
---
Sugiro o nome do botânico José da Costa Sacco, ainda hoje referência nos estudos de Passifloraceae, professor titular, aposentado da Universidade Federal de Pelotas, sócio da Sociedade Botânica do Brasil desde 1955 e uma das maiores referências viva da botânica brasileira.
Leila Macias 20/4/2012 10:55:30
---
Minha sugestão é: Prof. Eurico Cabral de Oliveira - USP
Marina Sissini 20/4/2012 17:13:04
---
Caro Massanori Takaki
Parabéns pela iniciativa! Poucos dão atenção aos diferentes aspectos da História de nosso país. Gostaria de sugerir que fosse incluída também a história de alguns botânicos que já se foram materialmente e dos que, embora ainda permaneçam fisicamente entre nós, não estão mais em condições de se expressar. Suas trajetórias e contribuições poderiam ser narradas por pesquisadores que conviveram diretamente com eles, durante muitos anos. Sugiro nomes como: Dardano de Andrade Lima, Geraldo Mariz, Mario Guimarães Ferri, Graziela Maciel Barroso, Alarich Shultz, Ailton Brandão Joly, etc, cujos primeiros discipulos ainda estão atuantes e os têm vivos na memória.
Cordialmente,
Laise
LAISE DE HOLANDA CAVALCANTI ANDRADE 21/4/2012 0:23:38
---
Entrevistar o Dr.David de Almeida Neves,escritor,professor da UFMG, paraninfo,ex-diretor do Zoológico de MG sobre o impacto da mineração no ecossistema na região da Grande-BH tendo em vista as proporções ambientais e sociais.Obrigado.
Paulo Henrique Ferreira 22/4/2012 6:18:52
---
Cara Massanori Takaki,
Parabéns por este projeto. Gostaria de sugerir que entrevistasse o Dr, Marcelo Pinto Marcelli, do Instituto Botânico. O Dr. Marcelli têm uma longa história na Botânica com ênfase em Liquenologia. Ele é considerado um dos maiores liquenólogos vivos e um dos poucos liquenólogos do país. Embora eu seja da Zoologia, as histórias que o Dr. Marcelli tem para contar me fascinam e acho que ia ser maravilhoso por istoi em vídeo.
Link para o CV do Dr. Marcelli: http://lattes.cnpq.br/6061224357265322
Link para o IBot: http://www.ibot.sp.gov.br
Muito obrigado pela atenção e, novamente, parabéns pelo projeto.
Denis Jacob Machado 23/4/2012 11:13:47
---
Prezado Professor, sou botânica de natureza e formalizada na academia. Inclusive eu e alguns professores da instituição a qual pertencenmos, escrevemos um livro, onde relato toda a minha trajetória acadêmica e meu envolvimento com as plantas, ainda quando era criança.Mas na verdade, estou escrevendo para parabenizá-lo pela iniciativa e sugerir alguns nomes para entrevistas. São os Professores: Sílvia Rodrigues Machado/UNESP/IBB/Botucatu; Ismar Sebastião Moscheta e Luz Antônio de Souza, ambos da UEM/Universidade Estadual de Maringá/PR.
Abraços
Ezilda.
Ezilda 23/4/2012 14:31:53
---
Prof. Massanori Takaki!
Sou Geógrafa de formação, cativa do trabalho da área de Biogeografia da Professora Dora do Amarante Romariz! Profa. Dora formada pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, é referência pioneira na Biogeografia, tendo contato com pesquisadores de renome, sendo um deles, Pierre Dansereau! É válido um vídeo dela, pois a Biogeografia possui sua contribuição na botânica!
Abraço e espero poder ter contribuído para este grandioso acervo!
Fabiola Magalhães Andrade 24/4/2012 0:46:31
---
Li os nomes dos entrevistados e dos futuros entrevistados e acho que ainda falta pelo menos alguns, principalmente do estado do Ms. Arnildo Pott, Geraldo A. Damasceno Jr., Angela Sartori, entre outros.
Mauro 29/4/2012 12:24:22
---
Parabéns pelo magnífico projeto! Ótima ideia de preservar histórias tão importantes para o desenvolvimento da nossa ciência Botânica brasileira! Sugiro a entrevista com a professora Aristéa Alves Azevedo. Ela foi a primeira mulher a ser contratada pela Universidade Federal de Viçosa e liderou a criação do Programa de Pós Graduação em Botânica nessa instituição. Ministra magníficas aulas em diversas disciplinas criadas por ela própria na área de Anatomia Vegetal. Com certeza trata-se de uma pesquisadora com um currículo imenso, tendo atuado junto à SBB e à FAPEMIG, além de colaborar com os demais órgãos de pesquisa e instituições de Pós Graduação no Brasil, sempre defendendo o desenvolvimento da Botânica.
Wellington Carvalho Júnior 17/5/2012 14:25:20
---
Idéia maravilhosa! Parabéns. Gostaria de sugerir entrevista com a profa. Veronica Angyallossy (USP)
Victor Coelho 17/5/2012 15:23:57
---
Gostaria de ver o vídeo do Professor Marco Sobra. Atualmente, acho que ele esta na UFSJ (São João Del Rei /MG) taxonomista de carreira e uma pessoa espetacular.
Sds.
Matheus Santos 17/5/2012 18:33:19
---
Boa noite, duas pessoa que merecem estar neste vídeo é professor Manuel Losada Gavilanes e Mitzi Brandão. Pessoas que representam um marco na história dos Cerrados de Minas Gerais.
Matheus Santos 17/5/2012 18:40:33
---
Olá Parabéns...foi mto interessante ver pesquisadores que muitas vezes conhecemos apenas por artigos e citaçãoes. Gostaria muito de indicar uma pessoa para participar dessa homenagem e aprendizado sobre a botânica no Brasil, essa pessoa é o James Alexander Ratter, que apesar de ser Britânico ele ama muito o Brasil e o Cerrado. Ele é e sempre será uma pessoa muito importante para estudos no Brasil. Ele fala português muito bem e tenho certeza que ele gostaria de poder contribuir com a proposta de seu trabalho.
No mais abraços e parabéns
Marcelo Leandro Bueno
Doutorando de Biologia Vegetal - UFMG
Bolsista de doutorado sanduiche - Edinburgh/RBG
Marcelo 18/5/2012 7:07:58
---
Cara Massanori,
gostaria de sugerir dois experientes botânicos:
Jorge Pedro Carauta - Museu Nacional
Jorge Fontella Pereira - Museu Nacional
Att.,
Marcelo Souza
Marcelo Souza 18/5/2012 10:02:18
---
Prezados,
Seria interessante fazerem uma entrevista com dois grandes nomes que contribuíram muito com as coletas de briófitas para o Brasil: Drª Olga Yano (especialista em briófitas pelo Instituto de Botânica de São Paulo, e a Drª Regina Célia Lobato Lisboa, especialista em Briófitas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi) desde já agradeço a atenção
aguardo qualquer resposta
Osvanda Silva de Moura 22/5/2012 13:41:00
---
Achei falta de ter um link que pudesse compartilhar uma determinada entrevista. Sou fã dessa idéia de entrevista mas faria diferente buscando um determinado rumo para uma finalização mais retrospectiva. Algumas finalizações acabam repentinamente.
Maria do Carmo 10/8/2012 1:01:55
---
Fantásticas as entrevistas! Senti falta do Dr Eurico Cabral de Oliveira. Está nos planos? Obrigado.
Eduardo 16/8/2012 15:34:33
---
Prezado Massanori,
Gostaria de parabenizá-lo pela bela iniciativa de registro da história da pesquisa botânica no Brasil.
Você pretende abranger outras áreas científicas?
Agradeço a atenção.
Saudações cordiais,
Ana Cristina Campos
Ana Cristina Campos 28/2/2012 17:34:43
---
Sugiro uma entrevista com o Dr. Tarciso S. Filgueiras, importante agrostologista brasileiro e uma das maiores autoridades mundiais na taxonomia de bambus. Além disso, ele possui uma história de vida fasciante e uma bela trajetória acadêmica.
Atualmente ele reside na cidade de São Paulo e está vinculado ao Programa de pós-graduação do Instituto de Botânica (tfilg@uol.com.br).
Atenciosamente.
Rodrigo S. Rodrigues
Rodrigo Sampaio Rodrigues 14/10/2012 13:29:55
---
AMEI a ideia!!!! só tive conhecimento desse projeto hoje e estou me deliciando com essas pessoas incríveis as quais tive a inenarrável honra de conhecer! Alguns, posso chamar amigos, outros grandes mestres e, por outros ainda, tenho um amor platônico "botanical" e profunda admiração! Puxa, essas histórias não poderiam se perder mesmo!!! Parabéns e continuem angariando mais entrevistas desses queridíssimos mestres!
Carla Magioni 17/10/2012 15:36:37
---
Caríssimo Massanori,
Gostaria de parabenizá-lo pela excelente iniciativa e informar que foi uma enorme felicidade ouvir algumas destas entrevistas, pois além do reconhecimento merecido a estes profissionais, suas histórias de vida são uma lição de aprendizado na Botânica. Uma informação aceita a indicação de nomes para estas entrevistas, como as professoras Margarete Emmerich, Arline Souza de Oliveira (ambas aposentadas do Museu Nacional), Dorothy Sue Dunn de Araujo e os professores Jorge Fontella Pereira e Pedro Jorge Carauta. Mais uma vez parabenizo pela iniciativa
Forte Abraço Luiz José Soares Pinto
Luiz José Soares Pinto 28/2/2013 21:59:35
---
Bom dia, acho que seria bem interessante uma entrevista com o prof. Armando Cervi da UFPR, que foi provavelmente o brasileiro que mais estudou as Passifloraceae, e que também participou de varias coletas com o falecido Dr. Gerdt Hatschbach.
abc
Eduardo 19/7/2013 23:46:25
---
Gostaria de ver uma entrevista com o botânico Massanori Takaki.
Alessandra A. de Souza 26/7/2013 10:28:21
---
Estou completando quatro anos em um programa da Capes (Professor Visitante Nacional Sênior) na UFERSA, Mossoró. Uma das melhores coisas que me aconteceram no período foi a oportunidade de conhecer o botânico Prof. Odaci Fernandes de Oliveira. Figura ímpar, tem contribuições maravilhosas em sua vida, paralelas ao ensino da Botânica desde que se graduou na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró, hoje a Universidade Federal Rural do Semiárido. Ele é um estudioso incansável da caatinga e seu ferrenho defensor. Por conta disso, criou/fundou a Revista Caatinga. Curioso como a maioria dos botânicos, criou um mini jardim botânico em seu quintal, principalmente com spondias, onde se diverte em sua aposentadoria. Sugiro que seja incluído na lista de futuros entrevistados.
Celso V. Pommer 27/8/2013 21:57:32
---
Boa noite Massanori!
Acompanho suas entrevistas desde o segundo vídeo com o professor Gil. Adorei a iniciativa e gostaria de sugerir como próximas entrevistadas a Ana Maria Giulietti, depois a professora Inês Cordeiro.
Parabéns e obrigada por disponibilizar esse conhecimento dos botânicos!
Um abraço,
Aline Brasil
Aline Oliveira Brasil 18/2/2014 20:11:17
---
Massa, brilhante trabalho! Fiquei bastante feliz com a abrangência, o formato de qualidade das imagens e do site. Por enquanto segue esse breve parabéns!
Eugenio
PS. E a torcida pela continuidade do trabalho ... Você não será entrevistado? Quem vai fazê-lo?
Eugenio Ramos 12/5/2014 21:15:03
---
Gostaria de sugerir que fizessem uma entrevista com Profº Dr. Luiz Antonio Rochelle, Universidade Metodista de Piracicaba - SP
Carlos Martins 18/7/2014 10:50:01
---
Sugiro entrevistar a botânica Diclá Pupo, do Instituto de Botânica de SP, grande especialista que construiu uma carreira em algas marinhas.dpupoibot@yahoo.com.br
Gildo Magalhães
Prof. de História da Ciência/USP - 19/9/2014 18:26:51
---